Fórum Madalena

Interatividade com disciplinas

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

SANEAMENTO BÁSICO

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin

MensagemAssunto: SANEAMENTO BÁSICO   Qua Ago 17, 2016 11:27 am

TEXTO 1

Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/no-dia-do-meio-ambiente-msp-e-instituto-trata-brasil-se-unem-para-defender-saneamento/.  
Acesso em: 15 de ago./2016.

Texto 2

O Ranking do Saneamento Básico, estudo anual realizado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), mostra uma triste realidade: apenas 46% da população brasileira tem acesso à rede de coleta de esgoto e somente 38% do esgoto é tratado. “Fazemos esse ranking desde 2008 e os avanços existem, embora bem pequenos”, analisa Édison Carlos, presidente executivo do Trata Brasil. Segundo ele, o avanço em termos de coleta de esgoto não passa de 5% e o tratamento, que melhorou mais, não atingiu 8%. “É pouco para conseguir a meta do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), do governo federal, de atingir a universalização dos serviços até 2030.

Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/saneamento-no-brasil. Acesso em: 15 de ago./2016.

Texto 3

Maceió é uma das cidades com o menor índice de atendimento total de esgoto. Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, que analisa a situação do saneamento básico nas 100 maiores cidades do país, apenas 37,20% da população total do município tem seu esgoto coletado, média abaixo da brasileira, que é de 49,8%. No ranking de saneamento, ainda ocupa o 76º lugar, mesma posição que ocupava nos estudos anteriores

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/lixo.htm.

Texto 4

Aterro sanitário de Maceió funciona há 4 anos, mas ainda é mal utilizado

Como não existe coletiva seletiva efetiva, local recebe todo tipo de lixo.
Slum diz que há projetos para a expansão desse tipo de coleta na capital.

Em Maceió, em 2013, o Aterro Sanitário recebeu uma média de 61 mil toneladas por mês, dividas do seguinte modo:
– 33.500 toneladas de lixo domiciliar;
– 27.500 toneladas de resíduos da construção civil;
– 250 toneladas de resíduos de poda de árvores;
– 03 toneladas de animais mortos.
De acordo com os últimos estudos gravimétricos publicados, em Maceió, a estimativa é de que, aproximadamente, 25,4% do lixo domiciliar que chega ao aterro poderia ser reciclado. A outra parte é composta por lixo orgânico (56,6%) e os outros 18% são de lixo seco, mas que não servem para a reciclagem. Ou seja, 25,4% do lixo doméstico que chega ao aterro poderia ser destinado às cooperativas.

Catadora da cooperativa Cooplum fazendo a separação do lixo reciclável. (Foto: Rivângela Gomes/G1)

Reunidos em cooperativas, catadores de lixo da capital recolhem o material reciclável nas residências e também em grandes centros, como supermercados, clubes, instituições e outros estabelecimentos comerciais. Atualmente, a cidade conta com três cooperativas que trabalham com a seleção do material recolhido: a Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), e Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel).

Disponível em: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/08/aterro-sanitario-de-maceio-funciona-ha-4-anos-mas-ainda-e-mal-utilizado.html.  
.

ATIVIDADE 1

Após leitura dos textos apresentados, comente nesse espaço, de maneira clara e coerente, sobre as relações entre saneamento, saúde pública e meio ambiente, sugerindo algumas formas de gestão em nossa cidade, para melhor cumprir os objetivos previstos.
Bom trabalho a todos(as)!

ATIVIDADE 2

Após assistir ao vídeo, comente neste espaço, de maneira clara e coerente, se essas medidas apresentadas também se aplicam a nossa cidade de Maceió. Logo após, apresente outras sugestões que venham deixar a nossa cidade mais planejada e humana, no que se refere à mobilidade urbana.

Professora Socorro
Ver perfil do usuário http://madaforum.forumeiros.com
arthur calheiros

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:00 am

.-.
Ver perfil do usuário
gabrielomena1

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:02 am

arthur calheiros escreveu:
.-.

Gabriel omena

poxa vei não faz isso
Ver perfil do usuário
gabrielomena1

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:02 am

.-.

Gabriel omena

poxa vei não faz isso
Ver perfil do usuário
arthur calheiros

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:04 am

eu so acho que o prefeito deveria fazer algo
Ver perfil do usuário
nataliacalazans

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:08 am

Eu acredito que os órgãos responsáveis deveriam arrumar medidas e proporções cabíveis as situações de saneamento da cidade. A saúde pública está ligada diretamente ao saneamento básico, muitas pessoas estão morrendo graças á falta de saneamento básico, isso precisa mudar!! affraid

Última edição por nataliacalazans em Ter Ago 23, 2016 9:12 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
kaio enrico18

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:10 am

bem,esse assunto e bom de se tratar e a gente se juntar a gente pode mudar essa água desperdiçada pode ser reutilizada, mas precisamos nos juntar e ajudar os governantes do nosso país e esse disperdi cio de água será evitado Very Happy bounce santa Basketball Cool Laughing lol!
Ver perfil do usuário
arthur calheiros

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:10 am

se o prefeito não fizer algo. os moradores que deveriam dar a iniciativa fazer coisas tipo : não jogar lixo pela janela do carro , reciclar , não jogar lixo nos rios , etc...
Ver perfil do usuário
Pablo.Ferreira

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:11 am

gabrielomena1 escreveu:
.-.

\_('0')_/

Gabriel omena

poxa vei não faz isso
Ver perfil do usuário
Pablo.Ferreira

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:11 am

gabrielomena1 escreveu:
.-.

\_('0')_/

Gabriel omena

poxa vei não faz isso
Ver perfil do usuário
Ryan Medeiros

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:12 am

Ryan Medeiros 7ºB RESPOSTA DA ATIVIDADE 2 :

EU ACHO QUE O USO DA BICICLETA É MUITO BOM, IRIA FACILITAR MUITO.
E SOBRE COBRAR PEDÁGIO URBANO ,EU ACHO QUE É RUIM POIS A TAXA DE IMPOSTOS JÁ É TÃO ALTA QUE SE FOR PARA PAGAR O PEDÁGIO NÃO VALE A PENA TER UM CARRO .

Ver perfil do usuário
frederico

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:13 am

não podemos estragar água, pois a água está acabando e também temos que que cobrar do governo saneamento básico do governo, pois é um direitos de todos ter um lugar digno de morar
Ver perfil do usuário
arthur calheiros

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:14 am

kaio enrico18 escreveu:
bem,esse assunto e bom de se tratar e a gente se juntar a gente pode mudar essa água desperdiçada pode ser reutilizada, mas precisamos nos juntar e ajudar os governantes do nosso país e esse disperdi cio de água  será evitado Very Happy bounce santa Basketball Cool Laughing lol!

arthur calheiros 7 ano B

eu concordo, porem os governantes do nosso pais são muito corruptos e não ligam para o nosso pais No No No Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Ver perfil do usuário
João Carlos

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:15 am

JOÃO CARLOS 7B

ACREDITO QUE DEVERIAM EXISTIR LEIS MAIS RIGOROSAS NO QUESITO DE SANEAMENTO BÁSICO, POIS AS QUE EXISTEM HOJE EM DIA NÃO GARANTEM COMPLETAMENTE O DIREITO DE SANEAMENTO BÁSICO DA POPULAÇÃO.
Ver perfil do usuário
LavíniaQuixadá

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:18 am

Em minha opinião, acho que não só a prefeitura, mas o Estado também deveria fazer algo
Um projeto de tratamento de esgoto, porque não?scratch APENAS 38% do esgoto é tratado! E APENAS 46% da população tem acesso á rede de coleta de esgoto!
Eu acho que um aterro sanitário não seria bom para o descarte do lixo, pois liberaria chorume no solo, e, possivelmente, no lençol freático, mas é uma pena que não haja meios de descarte do lixo sem danificar o meio ambiente. lol!
Ver perfil do usuário
arthur calheiros

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:19 am

a ideia do uso das bicicletas é uma ideia muito boa porque o índice de gases poluentes ia diminuir bastante, mas a ideia da carona é uma loucura pois os ladrões iam fazer a fasta albino cat clown What a Face Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven lol!
Ver perfil do usuário
Pablo.Ferreira

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:19 am

kaio enrico18 escreveu:
bem,esse assunto e bom de se tratar e a gente se juntar a gente pode mudar essa água desperdiçada pode ser reutilizada, mas precisamos nos juntar e ajudar os governantes do nosso país e esse disperdi cio de água  será evitado Very Happy bounce santa Basketball Cool Laughing lol!

arthur calheiros 7 ano B

eu concordo, porem os governantes do nosso pais são muito corruptos e não ligam para o nosso pais No No No Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Pablo Ferreira- 7ºB

Eu concordo, eles deveriam ter uma maior atenção sobre as coisas que estão nas comunidades da população Brasileira. king Suspect Very Happy
Ver perfil do usuário
joao41771

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:20 am

Eu acho que a população brasileira deveria ter acesso ao serviço de saneamento básico, pois assim evitaria os problemas de saúde e não haveria elevados níveis de poluição!

João Vitor C. e Aderbal Neto. 7 ano ''B''.
Ver perfil do usuário
mari didier

Mari Didier-7°B O saneamento da nossa cidade está muito precário e por isso ela está ficando com o meio ambiente poluído e está causando sérios problemas de saúde para a sociedade. Nós devemos fazer campanhas para conscientizar as pessoas, fazer coleta coletiva...
Ver perfil do usuário
mauricio

As pessoas estão optando por usar transportes particulares e individuais,isso aumenta muito a poluição, poderiam o pitar por usar transporte coletivo e uso de bicicletas, isso diminuiria muito a poluição.Very Happy

Mauricio 7° B n°37
Ver perfil do usuário
leandro

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:21 am

Leandro-7B

-Saneamento: É a casa que tem rede de esgoto, e água em suas casa. Very Happy Very Happy
-Saúde pública: É que a população da cidade, do estado e do país seja igual para todo mundo. Very Happy Very Happy
- Meio ambiente: É tudo de verde, água e outras coisas., Very Happy Very Happy
                                                                          cheers
Ver perfil do usuário
luccas luiz

MensagemAssunto: Melhor condição de vida   Ter Ago 23, 2016 9:23 am

João Carlos escreveu:
JOÃO CARLOS 7B

ACREDITO QUE DEVERIAM EXISTIR LEIS MAIS RIGOROSAS NO QUESITO DE SANEAMENTO BÁSICO, POIS AS QUE EXISTEM HOJE EM DIA NÃO GARANTEM COMPLETAMENTE O DIREITO DE SANEAMENTO BÁSICO DA POPULAÇÃO.

Luccas Luiz.7-B:Verdade João Carlos,devemos tentar arranjar uma lei melhor para conquistar nosso saneamento básico,pois o país deve melhorar na condição de vida da população.

Última edição por luccas luiz em Ter Ago 23, 2016 9:24 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Ryan Medeiros

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   Ter Ago 23, 2016 9:24 am

Ryan Medeiros 7º B-RESPOSTA 1

EU ACHO QUE O SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL AINDA É RUIM , MAS SE OS GOVERNANTES INVESTISSEM , A SITUAÇÃO DO BRASIL PODERIA MELHORAR. -_-
Ver perfil do usuário
Bruno

Temos que se juntar para acabar com o desperdício de água Por que daqui a pouco vamos ficar sem água
Ver perfil do usuário
Pablo.Ferreira

João Carlos escreveu:
JOÃO CARLOS 7B

Pablo Ferreira- 7ºB

Sim, eu concordo plenamente, pois tudo o que nós(população) reclamamos para o governo não e efetuado rapidamente, então eles deveriam criar uma lei para que o Saneamento Básico se mais efetivo nos lugares mais precários da população e não nescessáriamente só nos lugares de maior importância, Bom quem concordar comigo ou descordar pode dizer abaixo. Smile

Última edição por Pablo.Ferreira em Ter Ago 23, 2016 9:25 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: SANEAMENTO BÁSICO   

SANEAMENTO BÁSICO
Página 1 de 8Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos similares
-
» O pregador e o anel
» Os aspectos físicos de Jesus ,como eram os cabelos eram Grandes ?/ usava barba? Ou era igual a nós crente de hoje cabelo tipo militar?
» Básico sobre medidas de forno à lenha
» ESTUDO DE CUSTOS DE UMA PIZZA. - Estudo básico, porém efetivo.
» RECHEIO BÁSICO DE COGUMELO PARA PIZZA

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Madalena :: 7 ANOS :: 7 ANO B :: MATEMÁTICA-
Ir para: